Projeto Erasmus+ previne e combate bullying

No âmbito do projeto Erasmus+ KA229 “Robotics As a Tool to Prevent Bullying”, decorreu uma mobilidade internacional à Estónia, envolvendo para além de Portugal, outros países como a Suécia, a Eslovénia, a Turquia e a Roménia.

Robotics As a Tool to Prevent Bullying

A professora Sandra Novo explicou que esta mobilidade consiste na “formação internacional de professores, tendo como principal objetivo conhecer e partilhar as dinâmicas que cada escola tem no seu país para prevenir e combater o bullying, em particular, o bullying físico, o cyberbullying e a exclusão social”.

Envolvendo a robótica como uma ferramenta ou um pretexto para os alunos comunicarem entre si e socializarem, sejam eles vítimas ou atacantes, a mesma professora acrescenta que “a utilização das novas tecnologias também pode ser vista como um meio de partilha para se perceber a razão de alguém praticar bullying”, realçando que, muitas vezes, o atacante já foi vítima.

No seu ponto de vista, não há diferenças significativas entre os países parceiros, pois as razões da existência de bullying são as mesmas: o facto de alguém ser novo num contexto; características físicas e psicológicas da vítima, entre as mais comuns.


Ana Leonor Amado (11.º C) e Dinis Carreira (11.º C)