Workshop “Mural do Clima”

Alterações climáticas? Causas? Consequências? Soluções? Cidadãos responsáveis e ativos? Desenvolvimento sustentável? Todas estas questões foram colocadas em cima da mesa, no decorrer de um workshop intitulado “Mural do Clima”, dirigido aos alunos do 5.º E e dinamizado pela Escola Missão Continente, que teve lugar no dia 18 de abril.

Os alunos participaram com muito agrado na atividade, que decorreu numa aula de HGP (História e Geografia de Portugal), e foi orientada pelo animador Alexandre Almeida. Divididos em duas equipas, os alunos receberam um conjunto de imagens que tinham de ordenar, identificando causas e consequências ligadas às alterações climáticas e consequentes problemáticas para a vida humana.

Para além de fomentar uma competência muito importante – o trabalho colaborativo -, a ação centrou-se na sensibilização e consciencialização da não existência de um Planeta B e que a sobrevivência do nosso espaço comum decorre de ações conscientes e responsáveis levadas a cabo por todos, mas muito pelas gerações mais novas que se pretendem proativas.


Professora Ana Rita Rato