Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude visitam a nossa escola

Os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizarão em Lisboa, no início de agosto, passaram pela sede do nosso agrupamento.

Assim, visitou-nos a Cruz Peregrina feita em madeira, com 3,8 metros de altura, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, a qual o Papa João Paulo II confiou aos jovens, no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que a levassem por todo o mundo. Desde aí iniciou uma peregrinação que a levou aos cinco continentes.

Também o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, cópia de um original que se encontra na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, esteve connosco. Retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços e foi introduzido pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. A ele está associada uma das mais populares devoções em Itália, que consiste em levá-lo em procissão pelas ruas de Roma, para afastar perigos e desgraças ou pôr fim a pestes.

Os símbolos permaneceram no polivalente da secundária, cerca de meia hora, numa exposição montada por um grupo de alunos voluntários, e foram apresentados à comunidade escolar, desencadeando momentos de diálogo entre os presentes, vividos por alguns com grande entusiasmo, como é o caso de Rafaela Baptista, do 8.º C: “Foi um acontecimento único! Este momento ficará bem marcado na minha vida, pois não é todos os dias que se veem os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude que já passaram por 90 países. Fiquei muito contente e experimentei muitos outros sentimentos que não são possíveis de descrever.”

Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude recebidos no AEB

Prof. Rui Gaspar Ferreira