Aluno do AEB representa a região de Leiria no Concurso Nacional de Leitura

Pedro Silva, aluno do 4.º ano da Escola Básica de Reguengo do Fetal, representou a Comunidade Intermunicipal de Leiria na final da 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, realizada em Torres Vedras.

O seu empenho, dedicação, criatividade e gosto pela leitura levaram-no até ao apuramento final nesta iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027. Na prova de vídeo, apresentou o livro “Carta aos líderes do mundo”, da autoria de Maria Inês Almeida e Flávia Lins e Silva. Agora, deixa-nos um relato do seu percurso de concorrente e finalista.

Pedro Silva na final do CNL

“Este ano participei no Concurso Nacional de Leitura porque gosto de novas experiências. Eu adoro ler e um livro é sempre uma nova viagem para a minha imaginação. Acho muito interessante este tipo de desafios porque me permitem ler novos livros, conhecer novas pessoas, novos sítios e melhorar a leitura, a escrita e a comunicação oral.

À medida que fui passando por cada fase senti que era um novo obstáculo e fiquei contente por ter conseguido ultrapassá-los. O momento mais complicado foi a prova escrita da Fase Intermunicipal de seleção para a prova de Alvaiázere. Estava muito ansioso e houve alguns problemas com o acesso à prova.

Nesta localidade, a prova de palco foi a mais desafiante e foi também o momento de que gostei mais. Conheci os colegas participantes e uma nova terra. O livro que tive de ler era muito interessante, pois aborda o carinho que devemos ter para com as pessoas de idade.

Depois, veio a prova final que decorreu em Torres Vedras. Todos os concorrentes eram de topo e eu senti-me feliz por fazer parte desse grupo, apesar de me sentir ansioso.

Estou orgulhoso do meu percurso e no próximo ano irei concorrer de novo.”


Oficina de Jornalismo