Projeto Escola a Ler: alunos do AEB veem o seu texto “A gárgula da noite” publicado em livro

A biblioteca da nossa escola, além de um lugar de encontro, é também um lugar onde mora a criatividade. Encontra-se em destaque a obra “Uma Aventura no Palácio da Pena”, 19.ª edição, recentemente publicada pela Editorial Caminho, que contém os textos premiados no concurso “Uma Aventura… Literária 2022”.

Entre os autores distinguidos pelo júri naquele que é considerado o maior concurso infantojuvenil realizado em Portugal, encontram-se os alunos do 6.º D (do ano letivo de 2021-2022), atualmente distribuídos pelas turmas do 7.º ano.

“A gárgula da noite”, que mereceu o primeiro prémio na modalidade de texto original, encontra-se agora na biblioteca, à disposição de todos para um momento especial de leitura. Inspirada nas gárgulas do Mosteiro da Batalha, esta narrativa aborda temas como a liberdade, o sonho, a preservação do património e a importância das pessoas idosas na sociedade. Tempo para ler e pensar!

Os mesmos alunos, num gesto digno de louvor, decidiram oferecer o seu prémio à biblioteca da escola, trocando o cheque-livro pela obra “Os Reis do Mar” do autor David Machado. Tempo para ler e partilhar!


Professora Fernanda Cardoso