Programa CA Nota 20 atribui prémio a aluno do AEB

Tiago Vala, do 8.º ano, mereceu a distinção de melhor aluno pelo Grupo Crédito Agrícola, de acordo com o Programa CA Nota 20. Este prémio nacional foi entregue, em dezembro, pelo presidente da Caixa Agrícola da Batalha, no âmbito da iniciativa que distingue os vinte melhores alunos, clientes do Crédito Agrícola, com Conta Poupança Futuro, em cada ano de escolaridade do 3.º CEB e do ensino secundário.

Afonso Marto, presidente desta instituição bancária, em conversa com o Alfabeto, realçou a importância do prémio, lembrou a parceria com o nosso jornal e partilhou informações sobre o programa.

Serem clientes do Crédito Agrícola e terem boas notas, de acordo com o regulamento do concurso.

Qual é o objetivo da Caixa de Crédito Agrícola com a atribuição deste prémio?

O principal objetivo é incentivar os alunos a aproveitarem o tempo da sua escolaridade. A Caixa Agrícola faz propaganda da sua atividade, no meio escolar, porque lhe interessa que esta comunidade saiba o que é uma entidade financeira, para que serve, que incentivos dá e que tipo de apoio presta no futuro.

Que apoio dá a Caixa Agrícola aos alunos universitários?

Se os pais destes alunos não têm possibilidades de os apoiarem, esta é uma instituição bancária à qual se podem dirigir, se forem clientes. Têm a possibilidade, até, de pedir uma bolsa para estudar na universidade. Se não forem clientes, poderão tornar-se e solicitar um empréstimo para tirar o curso, com taxas de juros muito reduzidas. O pagamento desse empréstimo será efetuado no fim do curso; à medida que vão tendo a sua remuneração, vão amortizando. Se nós tivermos informação dos professores de que o aluno é excelente, que merece ser apoiado, mesmo que os pais não o avalizem, nós próprios temos a bolsa. Se não houver verba na bolsa fazemos o financiamento.


Tiago Vala, também acedeu ao convite do nosso jornal e falou da sua experiência.

O que representa, para ti, este prémio?

Este prémio representa o esforço que desenvolvi ao longo do ano, que estou a fazer o trabalho certo e que percorro um caminho que me levará a um futuro que pretendo ser brilhante.

Como consegues obter os melhores resultados escolares?

Eu faço por estar sempre atento nas aulas e, quando chego a casa, revejo a matéria. Depois, estudo um pouco e aplico-me ao máximo.

O que pensas deste tipo de iniciativas como o da Caixa de Crédito Agrícola?

Acho que é importante para incentivar os alunos a estudarem, terem melhores resultados e buscarem sempre o melhor de si mesmos.


O programa referente ao ano letivo de 2021/2022 está em curso, podendo obter-se informações no site do Crédito Agrícola.

Ana Carolina Laranjeiro (11.º C) e Carolina Pacheco (11.º C)