É preciso desmistificar a relação dos jovens com a política

Maribela Vieira

Maribela Vieira é a vereadora que detém o pelouro da juventude no executivo municipal em que se insere o nosso agrupamento. Para conhecermos melhor o seu trabalho em prol da juventude concelhia, colocámos-lhe algumas questões. 

Sendo esta a primeira vez que assume um cargo político, Maribela Vieira espera que as suas ações, tanto na área da juventude como na do desenvolvimento social, tenham impacto positivo na comunidade como um todo e na qualidade de vida de cada um dos munícipes.

No desempenho das suas funções, o maior desafio que encontrou foi o de desmistificar a relação dos jovens com a política: “Os jovens querem ser ouvidos como decisores do futuro, a geração que pode fazer a mudança, mas a relação dos jovens com a política não é simples e as dificuldades encontradas não se encaixam nos seus ideais. É preciso desenvolver estratégias para tentar enquadrar os jovens dentro da nossa sociedade com os seus projetos”.

Durante o seu mandato, pretende tomar medidas que proporcionem aos jovens um papel ativo nas tomadas de decisão, destacando três objetivos: “Desenvolver o Conselho Municipal da Juventude; desenvolver ações no âmbito de participação jovem e envolver e ouvir os jovens sobre as necessidades estruturantes do concelho”.

“Precisamos de uma representatividade juvenil nas nossas tomadas de decisão”, reforça. Pretende, ainda, perceber as necessidades desta faixa etária e com ela comunicar usando meios de comunicação mais modernos, como as redes sociais, e através de um diálogo objetivo e pouco extenso. “Os jovens reclamam atenção, compreensão e proximidade”, conclui.


Ana Leonor Amado e Dinis Carreira, 11.º C