A arte da representação: uma experiência inesquecível

Alice Santo

Este ano letivo, pela primeira vez, participei numa peça de teatro, Maria Queirós…quem é Eça?, no âmbito do projeto Festival de Teatro Juvenil Miguel Franco

Quando abracei este projeto, nem acreditava que o dia da apresentação da peça iria chegar, sendo que, apesar de haver uma data marcada e de frequentar os ensaios, era difícil imaginar-me a atuar em frente de tantas pessoas. E posso dizer que a “ficha” só me caiu duas semanas antes do espetáculo!

No entanto, quando o tão esperado dia chegou, consegui superar as minhas expetativas e também as dificuldades que poderia ter ao enfrentar o público.

Toda a experiência de participação no teatro foi desafiante, não só pelas tardes livres ocupadas, mas também pela responsabilidade que sentia em decorar o texto, em encarnar as personagens e, especialmente, em querer que corresse tudo bem e em querer contribuir para deixar a escola orgulhosa com o trabalho desenvolvido, ao longo do ano, pela equipa do teatro.

Para além disso, fazer parte do grupo de teatro também trouxe algo que tem sido muito falado ao longo deste ano: inclusão. Partilhei o palco com pessoas que, provavelmente, não iria conhecer, se não fosse naquele contexto. Graças ao teatro fiz novas amizades e soube lidar com a diferença, pois éramos todos muito diferentes, divertimo-nos imenso e tentámos ajudarmo-nos uns aos outros.

E para mim, isto foi o teatro! Superação, emoção, diversão e amizade!