Teatro é magia! Dramatecos voltam a cena

Depois de dois anos de interregno, devido à pandemia, um grupo de alunos da nossa escola participou no Festival Juvenil Miguel Franco, organizado pela Câmara Municipal de Leiria, juntamente com dezenas de outras escolas do distrito.

No dia 19 de maio, no Teatro Miguel Franco, foi representada a peça “Maria Queirós…quem é Eça?”, uma viagem onírica que nos conduziu pelos grandes nomes da literatura portuguesa e nos recordou a importância que têm na formação da nossa identidade cultural, quer individual, quer coletiva.

Foi uma noite fantástica! Os atores deram o seu melhor para que as personagens que interpretaram atravessassem o palco e levassem as emoções à plateia que as recebeu com risos, comoção e um forte aplauso no final da peça.

No dia 7 de junho, houve uma segunda sessão, desta vez no palco do Auditório Municipal da Batalha, retomando a tradição do Sarau Cultural que, de há alguns anos a esta parte, se realiza como forma de encerramento do ano letivo e despedida dos alunos do 12º ano que findam o seu percurso escolar do secundário.

A festa foi novamente fantástica! No final, as emoções dos atores e espetadores uma vez mais se misturaram, porque o teatro possui esta magia de transportar o que se sonha no palco para a vida real e de nos dar a esperança de que não é só no mundo do faz de conta que tudo é possível. Naquelas duas noites, todos “fomos do tamanho dos nossos sonhos” e cada um de nós saiu do teatro com uma crença renovada e uma força robustecida.

O teatro é imprescindível na construção de um mundo melhor e mais bonito.


Professora Rosário Cunha