Miúdos foram a votos

No dia 7 de março, decorreu a votação no livro de que mais gostámos, entre os que estavam na lista do Miúdos a Votos. Venceu “A Viúva e o Papagaio” que obteve 116 votos. Em segundo lugar ficou a obra “Gravity Falls: Diário 3”, com 82 votos, e a terceira posição foi para o livro “Avozinha Gângster”, com 15 votos. Contaram-se 300 eleitores, todos alunos do 2.º ciclo. A mesa eleitoral foi constituída por dois alunos e pelas professoras responsáveis, que eram as presidentes da mesa.

Gostei muito de passar por esta experiência. Ficámos a saber como se realiza uma campanha eleitoral e como se faz uma votação. Para o ano, estarei cá outra vez a fazer campanha por outro livro e votar, claro, pois um voto pode fazer a diferença!

Aléxia Leal, 5.º D


Campanha eleitoral

Após uma semana de campanha eleitoral intensa, no dia 3 de março, realizou-se o último comício com forte participação e muitos apoiantes dos livros candidatos. A música entrou no ouvido e a letra também.
Neste dia especial, contámos com a presença de dois repórteres da revista “Visão Júnior”, Cláudia e Marcos, que assistiram ao comício do livro “A Viúva e o Papagaio”, fizeram uma reportagem sobre os nossos discursos cheios de argumentos válidos para que esta obra fosse a vencedora, com direito a fotografias e vídeos.
No fim do comício, fomos para a biblioteca, local onde os jornalistas tiveram a oportunidade de nos fazer perguntas e vice-versa, claro!
Durante o intervalo, foi feita uma arruada e toda a gente gritava: “Vota! Vota! Já ganhou!”. A Cláudia e o Marcos referiram que tinham gostado muito dos nossos apelos ao voto.

Mara Carvalho, 5.º G


A campanha vista de fora

Os alunos do 5.º ano estiveram muito empenhados e animados a cantar o hino da campanha “Miúdos a Votos”, com a música do filme Mamma Mia.
Achei interessante a apresentação do livro “A Viúva e o Papagaio”, porque realmente já o li. Alguns alunos de outros anos que assistiram ficaram encantados com a história interpretada por uma aluna vestida de Sr.ª Gage, a senhora idosa do livro. Muita criatividade!
Gostei de ver os alunos em manifestação. Eles estavam a apoiar um livro de que gostam bastante. Estes alunos podem contar com o meu voto.

Beatriz Cardoso, 6.º F


Página de um diário

Sábado, 4 de março de 2023
Olá, querido diário!
Lembrei-me de cá passar para te contar umas novidades.
Ontem foi um dia diferente na nossa escola. Veio cá uma equipa da revista “Visão Júnior” para ver como decorria a nossa campanha eleitoral. Houve um comício do livro candidato “A Viúva e o Papagaio” e uma arruada que finalizou a campanha.
O 5.º H cantou o hino; o 5.º G e o 5.º D apresentaram as suas ideias tentando convencer os eleitores a votarem nas obras candidatas.
Quando acabámos o comício, fomos para a biblioteca falar com a jornalista e com o fotógrafo. Entre outras coisas, explicámos-lhes como tudo tinha começado: a professora de Português tinha dito para nós lermos o livro, pois iríamos trabalhá-lo na aula. Mais tarde, perguntou-nos se queríamos participar numa campanha para escolhermos os melhores livros, era o Miúdos a Votos. Preenchemos um formulário, decidimos qual o livro candidato e tudo correu bem!
Eu acho que a equipa de repórteres gostou do nosso trabalho.
Por hoje, já não te escrevo mais. Até breve!

Gonçalo Curado, 5.º D



AlfabetoAEB