Vencedores de concurso literário rumam a Lisboa para cerimónia de entrega de prémios

Dinis Costa e Xavier Oliveira, alunos do 5.º E, na sequência da atribuição do primeiro lugar, na modalidade de texto original do concurso “Uma Aventura… Literária 2023”, foram a Lisboa receber o prémio entregue pelas escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. O conto “Um voo pela paz”, que os distinguiu neste concurso nacional, será publicado num próximo livro da coleção “Uma Aventura”, assinalando, desta forma, a sua estreia como autores de obra publicada.

Ao partilharem a sua experiência, as palavras não acompanhavam a velocidade dos seus pensamentos. “Quando recebi a notícia do prémio, fiquei com o coração aos pulos. E, quando cheguei à capital do país, senti-me ainda mais ansioso, porque só tinha ido uma vez a Lisboa, para ir ao Estádio da Luz. Depois, ao chegar ao Pavilhão Carlos Lopes e ao encontrar-me pessoalmente com as autoras preferidas do meu pai, a festa ainda foi melhor”, afirmou com grande entusiasmo o Xavier.

Com idêntica euforia, o Dinis relatou a sua chegada ao recinto “gigante” da Feira do Livro. Já dentro do pavilhão, ficou “pasmado” ao ver as autoras e, quando ouviu “Dinis e Xavier, da Escola Básica e Secundária da Batalha, podem subir ao palco”, a sua ansiedade aumentou. “Subimos e recebemos vários prémios, todos bons!”, adianta. Seguiu-se a escolha de “um monte de livros” que, entretanto, foram autografados pela “dupla de escritoras”.

Distinguida com uma Menção Honrosa, na mesma modalidade dos colegas, foi ainda Alice Loureiro, do 6.º F, que recebeu um livro pelo seu trabalho “O Diário de Caetana”. A Alice sentiu-se “muito feliz e honrada com esta distinção” e referiu que este é mais um incentivo para continuar o seu projeto de escrita a que deu o nome de “Diário”.


Oficina de Jornalismo