“A escola tem um papel decisivo na ação ambiental”

Palavras de Luís Novais, diretor do AEB

Como tem a escola vivido este novo ano letivo e quais as alterações verificadas relativamente aos anos anteriores? Continuamos a ter uma organização condicionada pelas orientações da DGS (Direção-Geral da Saúde), de forma a criar todas as condições para minimizar o efeito da pandemia, permitindo que os nossos alunos continuem a aprender. As aulas têm funcionado em regime presencial, no entanto, alguns dos nossos alunos têm ficado em isolamento, o que tem vindo a condicionar o funcionamento da escola. Dá-se o apoio possível, tendo em consideração os recursos humanos de que dispomos. Relativamente aos anos anteriores, procedeu-se à alteração do calendário escolar, adotando-se uma organização semestral, com dois períodos letivos, prevista no Despacho n.º 6726-A/2021.

Luis Novais, diretor do AEB
Professor Luís Novais, diretor do AEB

Na sua opinião, o novo calendário escolar apresenta aspetos positivos?
A organização do calendário escolar em semestres tem-se revelado potenciadora da mudança ao nível das práticas e da avaliação pedagógicas. O Estudo de Avaliação da Reorganização do Calendário Escolar (setembro de 2020), realizado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, demonstra que esta alteração pode ser facilitadora ou indutora de tais mudanças. Esta opção inclui momentos frequentes de balanço do trabalho desenvolvido e dos resultados alcançados, garantindo um feedback regular a alunos e famílias.

Que projetos pretende implementar durante este ano?
Neste ano letivo, continuaremos a promover os projetos já iniciados, fomentando os intercâmbios de estudantes e de professores com vários países europeus, através dos projetos internacionais já aprovados e de novas candidaturas a apresentar. Participaremos, também, numa rede de partilha de práticas – PA National Schools Network -, que permitirá fomentar dinâmicas de aprendizagem colaborativa entre as diferentes comunidades educativas. Iniciaremos a Academia Digital para Pais, oportunidade para pais e encarregados de educação de alunos do ensino básico frequentarem ações de formação promotoras de competências digitais. Alargaremos a Academia Ubuntu aos alunos do 1.º CEB e pretendemos, ainda, oferecer aos alunos do 12.º ano a oportunidade de participarem na Academia de Computação Quântica QubitxQubit.

Que ideias ou projetos existem para tornar o agrupamento mais autossustentável e autossuficiente em termos ambientais?
A humanidade está a utilizar mais recursos naturais do que os ecossistemas do planeta conseguem regenerar. É preciso alterar os nossos comportamentos individuais e coletivos e o nosso estilo de vida porque “estamos a transformar os recursos em lixo e precisamos de transformar o lixo em recursos”. A escola tem um papel decisivo na ação ambiental, nomeadamente através de campanhas que incentivem a comunidade educativa a realizar escolhas diárias mais amigas do ambiente: diminuir, de forma acentuada, o uso de plásticos e adotar práticas de consumo que levem à redução, à reciclagem e à reutilização de resíduos.

No Plano Anual de Atividades do agrupamento existem várias ações de sensibilização ambiental, como é o caso do “Planeta Saudável – Horta escolar”, cujo foco são os Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Nesta iniciativa, os alunos são desafiados a trabalhar problemáticas relacionadas com questões de desenvolvimento social e económico, meio ambiente e agricultura sustentável.

De referir ainda a participação no Programa Ecovalor, promovido pela Valorlis, em que se pretende mobilizar a recolha de resíduos domésticos recicláveis, nomeadamente embalagens de plástico, metal, papel, cartão e vidro.

Por último, uma referência à participação na ação “Escola Eletrão”, que tem como objetivo sensibilizar e envolver toda a comunidade educativa no encaminhamento adequado de equipamentos elétricos, pilhas, baterias e embalagens usadas para reciclagem e valorização, criando um local de recolha eletrão na escola-sede. Fica o desafio à nossa comunidade educativa para que desenvolva o Compromisso Verde do AEB, adotando prioridades ambientais para bem do nosso planeta.


Carolina Pacheco (11.º C) e  Inês Sequeira (11.º D)

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