“Eu sou porque tu és”, um desafio gratificante

No dia 8 de novembro realizou-se o Encontro Nacional de Escolas Ubuntu, no qual estiveram presentes duas turmas do 12.º ano e a professora Ivânia Alexandre, a representante deste movimento na nossa escola.

Vivendo a sua primeira experiência enquanto representante Ubuntu, esta professora afirma que “está a ser bastante enriquecedora e que, em conjunto com os educadores Ubuntu do AEB, passar a mensagem ‘Eu sou porque tu és’ tem sido um desafio gratificante”. Sobre o encontro a nível nacional, declara: “Foi possível contactar com outras realidades e estabelecer pontes com outros clubes, o que permitirá um trabalho colaborativo”.

Para Margarida Gil e Duarte Marques, alunos do 12.º A, esta experiência permitiu-lhes conhecer melhor a filosofia Ubuntu e retirar exemplos para o futuro. Além disso, o facto de ser uma atividade de âmbito nacional ajudou-os a “perceber a dimensão desta academia, com um propósito tão importante para a comunidade atual e futura”. Sobre o desafio de poderem vir a ser instrutores Ubuntu, a Margarida revelou que seria algo que a completaria por considerar corretos os valores trabalhados, enquanto o Duarte hesita sobre o seu perfil para o desempenho dessa função.

A representação do AEB no Encontro Nacional das Escolas Ubuntu

Ana Leonor (11.º C)