Semana Ubuntu: uma oportunidade de estreitar laços e criar pontes

Entre os dias 13 e 17 de novembro de 2021, decorreu a Semana Ubuntu em que participaram os alunos do 10º ano turma D. Este projeto, que resulta da parceria entre o Município da Batalha, o Instituto Padre António Vieira e o AEB, tem sido um espaço de partilha e de crescimento individual e coletivo.

Os alunos foram convidados a encetar uma “viagem”, percorrendo os cinco pilares do método UBUNTU: autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço. Procurou-se fomentar a consciência e o espírito de grupo, assim como proporcionar a aquisição de um leque de competências pessoais e sociais. Após vários dias de trabalho e grandes emoções, os alunos conquistaram as suas t-shirts e ganharam o estatuto de líderes Ubuntu, enriquecendo a sua experiência de vida, aprendendo a estreitar laços e fortalecendo a criação de pontes.

A Semana Ubuntu do 10º D

Para o aluno Guilherme Almeida, esta semana fê-lo conhecer-se melhor a si e aos outros; para a aluna Marisa Monteiro, nestes cinco dias em que esteve “afastada da realidade habitual”, aprendeu a confiar mais em si própria e nas suas capacidades, a saber tratar do problema do outro como se do seu se tratasse. “Através de diferentes dinâmicas e atividades, aprendemos a lutar, sem nunca desistir, pelos nossos sonhos e objetivos, a comunicar com as pessoas que nos rodeiam e a estudar a melhor forma de nos ajudarmos uns aos outros”, conclui.

Para dar continuidade a esta semana, os alunos podem frequentar o Clube Ubuntu e aí desenvolver atividades no âmbito da liderança servidora. O clube tem como principais objetivos disseminar, junto da comunidade escolar e meio envolvente, a filosofia Ubuntu e proporcionar aos alunos um crescimento individual e coletivo que os torne melhores pessoas.


Professora Guida Roque