A ajuda interpares incentiva a melhoria de resultados escolares

A mentoria é um projeto desenvolvido na nossa escola, cujo objetivo é prestar apoio, nas diferentes disciplinas, aos alunos que apresentam mais dificuldades. Mentores e mentorandos são alunos, sendo estes, maioritariamente, mais novos que os mentores. Trabalham a organização do estudo, conteúdos curriculares e também, sempre que possível, a gestão de emoções.

Margarida Rodrigues (10.º A), mentora
Madalena Monteiro (10.º B), mentora
Maria Monteiro (10.º C), mentora

As mentoras Margarida Rodrigues (10.º A) e Maria Monteiro (10.º C) referem “a oportunidade para ajudar os outros” como o motivo que as levou a participarem neste projeto, algo que sempre gostaram de fazer. A mentora Madalena Monteiro (10.º B) salienta que, “na decisão de participar, pesou o facto de considerar ter capacidade de explicar a matéria de forma clara e de o projeto ser uma mais-valia para ambos os intervenientes no processo”.

São unânimes em destacar que também elas aprendem a articular e a expressar melhor as ideias e a respeitar o ritmo dos colegas a quem prestam apoio. Sentem, por isso, alegria e gratidão. Revelam, ainda, que este processo de cooperação e aprendizagem lhes permite conhecer novos colegas e rever conteúdos um pouco esquecidos.

“O facto de o trabalho se desenvolver de forma individual e de não haver grande diferença de idades entre mentor e mentorando facilita o esclarecimento de dúvidas e o poder de concentração dos intervenientes”, concluem.


Maria Inês Faria (10.º D) e Marisa Monteiro (10.º D)