Plano Local de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens

Foi aprovado por unanimidade, no passado dia 22 de março, em assembleia de modalidade alargada da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Batalha, o “Plano Local de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens”, a aplicar neste concelho nos anos de 2022 a 2025.

Este Plano Local é o resultado da adesão da CPCJ ao “Projeto Adélia”, iniciativa que contribui para o desenvolvimento de estratégias e ações de apoio à Parentalidade Positiva – Eixo Um do Plano -, numa lógica comunitária, sistémica e com foco na prevenção.  O segundo Eixo de intervenção deste Plano tem como objetivo uma maior promoção da Participação/Informação de crianças e jovens em assuntos que lhes dizem respeito, incutindo-lhes maior sentido de responsabilidade, compromisso e elevando a sua autoestima. O terceiro e último Eixo concerne o combate à Violência em geral e à Violência doméstica em particular, alertando para as consequências sobre a saúde mental e bem-estar das crianças e jovens expostas a estas problemáticas.

Com a adesão ao “Projeto Adélia” e consequente realização do Plano Local, a CPCJ da Batalha deu resposta ao convite lançado em 2019 pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens.

No passado dia 13 de maio, a Comissão da Batalha teve a oportunidade de expor parte deste Plano num Seminário realizado na Fundação do Oriente – Lisboa, evento que contou com a presença de comissários de CPCJ de todo o país.  Contamos dentro em breve poder também apresentar este documento estratégico à comunidade batalhense. Estejam atentos!

Momento de apresentação do Seminário – Projeto Adélia