Uma aventura na escrita

Primeiro prémio para alunos do 6.º D no concurso “Uma Aventura… Literária 2022”.

O texto original “A gárgula da noite” foi distinguido com o primeiro prémio pelo júri do concurso “Uma Aventura… Literária 2022”, na categoria de texto coletivo, promovido pela Editorial Caminho, edição que este ano contou com 12 798 trabalhos. 

A narrativa premiada assinala a estreia dos alunos do 6.º D como autores de obra publicada, já que irá constar de um livro da coleção “Uma Aventura”. Trata-se de um trabalho inspirado nas gárgulas do Mosteiro da Batalha e aborda temas como a liberdade, o sonho, a preservação do património e a importância dos idosos na sociedade. Foi elaborado na disciplina de Português, no âmbito do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, e enquadra-se no Plano de Promoção da Leitura do AEB.

A turma do 6ºA, vencedora do prémio literário do concurso “Uma Aventura…”

A turma partilhou connosco a surpresa e a alegria incontida, expressando, ao mesmo tempo, a importância deste prémio em palavras simples e cheias de emoção, tal como a linguagem da história que encantou o júri. “Fiquei muito feliz” é a frase pronunciada por todos os alunos. Conseguirem escrever um texto coletivo, com reconhecimento público, também os deixou muito orgulhosos e confiantes, valorizando o percurso que fizeram até chegar ao prémio.

Neste sentido, salientaram o esforço, a amizade e a dedicação da turma, além do apoio prestado pela professora a quem, no dizer da aluna Luísa Oneto, “temos a agradecer por ter confiado em nós”. Esta distinção também contribuiu para os alunos se sentirem mais animados e acreditarem nas suas capacidades. Como alguns salientam, esta aventura na escrita significa uma preparação do seu futuro e, quem sabe, um primeiro passo para revelar “escritores talentosos” (Augusto Salgueiro). De uma forma mais eufórica, a aluna Luana Menino conclui: “A importância deste prémio é gigante!”.

Parabéns ao 6.º D!


Maria de Fátima Gaspar, professora