Visita de estudo às Serras de Aire e Candeeiros

Durante o segundo semestre, a nossa turma trabalhou o tema “Olhar as Serras de Aire e Candeeiros”, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) e do Laboratório de Ideias e Projetos (LIP).

Preparámos esta visita com a ajuda dos nossos professores e, no dia 6 de maio, estávamos prontos para conhecer os lugares sobre os quais realizámos muitas pesquisas. Deslocámo-nos, então, num autocarro da Câmara Municipal e não esquecemos as lancheiras repletas de alimentos para comer ao ar livre.

A nossa primeira paragem foi nas Grutas da Moeda onde, numa visita guiada, observámos estalactites, estalagmites e alguns cristais. Encaminhámo-nos, depois, para o Ecoparque Sensorial da Pia do Urso onde, através dos sentidos, explorámos um percurso pedestre bem divertido. Aqui, encontrámos representações de ursos, mas também de outros animais, pias de pedra, estações interativas, nas quais pudemos brincar e aprender, e uma aldeia muito bonita. Fotografámos, ainda, plantas e flores para a construção de um herbário digital. Por fim, fizemos uma caminhada seguindo técnicas de orientação.

Foi um dia inesquecível, marcado pela boa disposição, observação da natureza, partilha de conhecimentos, atividade física e… a delícia de um gelado comprado na aldeia serrana de Pia do Urso.

Foto de grupo da turma 6º C

Os alunos do 6º C