Dia Europeu da Línguas

Uma viagem pelas línguas da Europa no AEB

No dia 26 de setembro celebrou-se o Dia Europeu das Línguas. Os alunos demonstraram uma participação empenhada e ativa nas atividades propostas e uma dimensão imensurável de respeito pela grande diversidade linguística e cultural de uma Europa de muitas cores.
Do 1.º CEB ao ensino secundário, os alunos escreveram palavras significativas nas várias línguas, criaram balões de fala, em inglês e português, pintaram bandeiras, cantaram canções, traduziram para inglês, espanhol e francês a ementa da cantina e pesquisaram curiosidades linguísticas sobre vários países. A Educação Especial foi a responsável pela faixa que engalanou a entrada da escola.
Este dia foi assinalado por toda a Europa, onde 700 milhões de europeus dos 46 estados-membros do Conselho da Europa são encorajados a aprender mais línguas, em qualquer idade, dentro e fora da escola, conforme iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia.
Os alunos não ficaram indiferentes à celebração deste dia, como retratam os seus testemunhos:

Laura Vasco (6.ºB)

Laura Vasco, 6.º BNa minha opinião, foi uma atividade interessante, pois não sabia da existência desta comemoração: o Dia Europeu das Línguas! Também aprendi algumas palavras em inglês que não sabia. Acho que a escola ficou mais bonita!

Maria Ligeiro, 8.º FRealizámos este pequeno projeto na aula de Inglês. Cada um de nós traduziu a mesma palavra para diferentes línguas europeias e ainda traduzimos, para inglês, a ementa da cantina. Gostei de realizar estas atividades, pois são tarefas que nos despertam o interesse por outras culturas.

Maria Ligeiro, 8.º F
Alunos do 10.º A

Alunos do 10.º AEsta atividade foi bastante engraçada, inovadora e interessante. Consistia em pesquisar diferentes curiosidades sobre os países da União Europeia e também de todo o mundo. Foi possível ampliar o conhecimento sobre as mais variadas culturas dos diferentes países, sobre os locais abordados e os seus costumes, gastronomia e factos interessantes. Além disso, foi possível interagir e cooperar em grupo, desenvolvendo a capacidade de reflexão e a aprendizagem. Sem dúvida, uma atividade a repetir!


Professora Ana Santos