Parlamento dos Jovens – a voz dos alunos

Alguns alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas da Batalha (AEB) preparam-se para participar no Parlamento dos Jovens, um projeto dinamizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, em colaboração com a Assembleia da República.

O tema deste ano é “Saúde Mental dos Jovens”, pretendendo-se dar voz aos alunos, promover a educação para a cidadania e fomentar o seu interesse pelo debate de temas da atualidade, levando-os a desenvolver as capacidades discursiva, argumentativa e de exposição pública. É ainda uma excelente oportunidade para aprenderem mais sobre o tema e ouvirem profissionais da área.

Nesta iniciativa, os alunos assumem o papel de “Deputados Escola” e têm a oportunidade de apresentar a carta de recomendação do AEB à Assembleia da República, caso consigam apuramento na fase distrital do círculo eleitoral de Leiria.

Com vista à sua preparação, foi realizado um plenário online, contando-se com o apoio dos psicólogos Luís Simões, Aida Rosa, Sónia Gameiro e José Vicente, este também na qualidade de mediador de conflitos, e a enfermeira de saúde pública Renata Inácio.

Cartaz da iniciativa

Professora Fernanda Guerra