A vida é uma jornada onde os amigos têm lugar reservado

Todos somos um pouco dos que já passaram nas nossas vidas. Inspiro-me em Antoine de Saint-Exupéry e tento desenvolver o tema da amizade, bem como o seu papel nas nossas vidas e no nosso ser.

Ana Leonor
Ana Leonor

Nunca pensei muito no efeito que as pessoas que nos rodeiam têm nas nossas decisões quotidianas nem naquelas que definem o curso da nossa vida, mas acho que é importante termos consciência do poder de um grupo de amigos. Esta ideia, por um lado, leva-nos a concluir que, junto de nós, podemos ter boas influências. Isto não significa que nos sintamos totalmente confortáveis num determinado grupo, mas o importante é respeitarmo-nos e saber que existe alguém que nos desafia. Por outro lado, alguém que está ao nosso redor pode conduzir-nos a comportamentos com os quais não concordamos, mas adotamo-los para poder estar com essas pessoas. Neste caso, devemos afastar-nos, sem medo de retaliações, mostrando-nos disponíveis para conhecer outros que realmente nos fazem sentir bem.

Concluindo, ao longo da jornada que é a nossa vida, passamos por várias paragens, lugares e contextos. O essencial é rodearmo-nos de indivíduos que nos façam sentir especiais, que nos desafiem a sermos melhores e que representam o refúgio onde nos podemos abrigar quando é preciso.


Ana Leonor, 11.º D